Shampoo líquido VS shampoo sólido

Texto de: Cláudia Perdigão

As alterações climáticas registadas nas últimas décadas têm obrigado a humanidade a repensar os seus hábitos. Até na hora de lavar o cabelo. Shampoo líquido ou shampoo sólido? Qual a melhor opção?

Voltar aos tempos das nossas avós e lavar o cabelo com uma barra de sabão parece algo muito vintage. Contudo não é. Hoje, as opções de shampoo sólido são diversas, havendo aromas e ingredientes para todos os gostos e tipos de cabelo.

Fabricadas essencialmente com produtos naturais, estas barras assumem-se como uma opção ecológica, não apenas por disporem de menos químicos na sua constituição, mas por não necessitarem de embalagens plásticas e por serem mais duráveis.

Com maior durabilidade nas utilizações, além de poupar na carteira poupa também no ambiente, pois há uma redução na produção e no transporte. Por outro lado, o facto de se apresentarem em estado sólido tornam-nas uma boa opção para quando vai viajar.

Quem experimenta diz ficar convencido. Ana Paula Rosa, uma ecologista convicta, afirma que o seu cabelo “cai menos e ficou mais vibrante e luminoso” desde que mudou para o shampoo sólido.

No seu entender, o aspeto económico é também uma mais-valia “uma barra de shampoo dura-me cerca de 3 meses. Até a própria limpeza da banheira, após o duche, é mais fácil, pois há poucos resíduos. Gasto menos detergentes a limpar a casa de banho, ajudando assim a preservar o ambiente”.

A Lush no seu sítio da internet aponta as suas barras como “uma mão-cheia e concentrada de poderosos ingredientes naturais e óleos essenciais, que fazem o trabalho de três garrafas de 250g de champô líquido”. Continuando que “cada poderosa barra dá para 80 a 100 lavagens (dependendo da forma, comprimento e espessura do teu cabelo), sendo muito mais leves e pequenas que qualquer garrafa de champô”.

O Celeiro, por seu termo, apresenta opções orgânicas e artesanais, isentas de parabenos e conservantes químicos, cuja sua utilização excessiva pode ter um impacto negativo na saúde.

A Sephora promete “uma fibra capilar hidratada, cheia de energia e vigor”. Os ingredientes escolhidos pela marca são também de origem natural.

Além das marcas acima indicadas existem ainda opções como as da Foamie, Lusitânia, Miristica, Folium Cosmética Natural, Elixir Bio, Árvore do Sabão, Planetiers ou da Garnier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *