Ficar em forma em casa. Sim é possível!

Texto de: Luís Barbudo (Formador de Corpo e Mente)

Estamos em casa de novo, e agora?

Voltam as preocupações com a gestão de horários, refeições, crianças, escola, trabalho e… exercício.

Nunca houve tanta preocupação em se fazer exercício como agora. Talvez porque sabemos que, fortalece o corpo e o sistema imunitário, e consequentemente ficamos menos vulneráveis ao vírus. Ou talvez sentimos que nos mexemos menos, porque a casa tem as suas limitações e já não vou “tomar” ar à recepção, ou almoçar no restaurante ali ao lado do escritório.

Sejam quais foram as justificações, a verdade é que fazer exercício contribui de forma exorável para o fortalecimento e melhoria da nossa saúde e bem estar.

Segue-se a próxima questão: “O que posso fazer?”

Enquanto profissional há mais de duas décadas sou grande adepto da expressão “menos é mais”.

Quando bem feito o exercício não tem de ser complexo. Naturalmente, dependendo dos objetivos, da forma física (se está a começar, ou se faz com alguma regularidade) e de alguma condicionante ou lesão que possa ter, pode e deve fazer exercício em casa.

Todos nós somos diferentes e temos experiências e gostos diferentes, portanto é perfeitamente normal que uns escolham exercícios mais leves ou mais intensos e que uns prefiram um treino de HIIT (high intense interval training) e outros um treino de pilates ou alongamentos. Tal como referi, depende dos objetivos de cada um.

Sugiro que consulte um profissional do exercício sempre que possível.

Se o objetivo é manter-se saudável e ter um condicionamento razoável ou de manutenção e não apresenta qualquer tipo de lesão ou condicionante, os exercícios de seleção deverão ser dirigidos para grandes grupos musculares (costas, peito e pernas) e funcionais.

Depois para cada exercício poderão escolher a seguinte metodologia:

– Agachamento ou Lunge OU AMBOS ;): 15 repetições 3 series com descanso de 60 segundos entre series.

– Flexões de braços faz o máximo que puder 3 series com 60 segundos de descanso entre series. (opção com joelhos no chão)

– Costas ou “Peso morto. Pode fazer sem peso ou com uma garrafa de água em cada mão. 15 repetições,3 series com descanso de 60 segundos entre series.

Para quem está a começar pode reduzir as series e fazer apenas 2 e aumentar o tempo de descanso para 90 segundos.

Para ambos os casos, seja a primeira vez ou não, se sentir desconforto na execução de algum exercício, pare de imediato e não force.

Reforço também a importância de fazer um bom aquecimento articular no inicio e alongamentos no final para prevenir e diminuir eventuais dores musculares.