Versatilidade e conforto nesta primavera/verão

Faltam poucos dias para começar a primavera, já se fazendo sentir os dias mais longos e soalheiros. Com o desconfinamento à porta, nada como se inteirar das novas tendências e atualizar o guarda roupa.

A pandemia da Covid-19 tornou as indumentárias mais praticas e versáteis, tendências que se irão manter na próxima temporada primavera/verão. O conforto e o minimalismo continuam a ser as palavras de ordem, havendo uma maior preocupação com a sustentabilidade dos materiais utilizados.

À semelhança das estações anteriores, os ombros estruturados e os assimétricos são os focos principais nas coleções apresentadas para esta estação. Os tecidos com texturas e as transparências merecem também lugar de destaque.

No que concerne à paleta de cores, o Pantone Color Institute, o organismo que cria para a industria da moda o “Relatório de Tendências de Cores da Pantone”, que acaba por ditar a tendência das coleções, refere que esta primavera/verão apresenta cores polivalentes que transcendem as estações, permitindo uma maior liberdade de escolha. O verde menta, o azul céu, os lilases e os fúcsias, assim como os tons pastel clássicos, são exemplo disso.

Segundo o mesmo instituto, tratam-se de cores que inspiram a capacidade de invenção, a originalidade e a flexibilidade, que tão bem se adaptam ao estilo de vida fragmentado da sociedade atual.