Como evitar um desastre climático, por Bill Gates

Bill Gates, o pai da Microsoft e ativista pelos problemas climáticos, lança agora o livro “Como evitar um desastre climático”. Nesta obra, Gates apresenta um plano para eliminar globalmente as emissões de gazes com efeito estufa, de modo a evitar as alterações climatéricas.

Depois de ter sido alvo de várias teorias da conspiração sobre a pandemia da Covid-19, Bill Gates traça agora um plano para eliminar a emissão de gazes com efeito estufa. No seu livro afirma que ” já dispomos de algumas ferramentas necessárias para uma mudança de rumo, e quanto às que não possuímos, o que aprendi sobre clima e tecnologia permite-me acreditar que seremos capazes de as inventar e aplicá-las no terreno, evitando assim, se não perdermos mais tempo, um desastre climático”.

Bill Gates passou a última década a estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas.  Com a ajuda de peritos no domínio da física, química, biologia, engenharia, ciência política e finança, o cofundador da Microsoft procurou saber o que tem de ser feito para que o planeta não caminhe em direção a uma catástrofe anunciada. No livro, para além de explicar porque temos de alcançar a neutralidade carbónica, o autor apresenta soluções para atingirmos esse objetivo.

“Como evitar um desastre climático” é um guia para a abolição dos gazes com efeito estufa, que sugere políticas que os governos possam adotar, assim como comportamentos individuais para alcançar este objetivo global.