Samuel F. Pimenta na final do Prémio aRi[t]mar

O jovem escritor e poeta Samuel F. Pimenta, encontra-se na final do Prémio aRi[t]mar, atribuído na Galiza, ao melhor poema galego e português. O galardão será atribuído na véspera do dia 25 de Abril, data referencial de toda a lusofonia, estando a decisão final a cargo de todos os leitores. Ainda vai atempo de manifestar a sua preferência.

O prazo para a votação do melhor poema galego e português encontra-se em aberto no site do aRi[t]mar, assim como o da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela.

Samuel F. Pimenta tem 31 anos e sete livros publicados. A concurso encontra-se o poema “Foz”, do livro Ascensão da Água, obra já premiada em 2019, na 31.ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada.

Em entrevista ao Jornal “Correio do Ribatejo”, o autor declarou que “o livro ‘Ascensão da Água’ é um tributo ao ciclo da água, mas também uma evocação dos mitos a ela associados. Curiosamente, a ideia para escrever este livro surgiu junto à nascente do Rio Alviela, nos Olhos de Água. Por isso, é para mim uma alegria enorme integrar as listas finais destes prémios”.

“De alguma forma, é também o Alviela que ali está, o que revela que um rio é muito mais do que um recurso à nossa disposição. Além de um ecossistema precioso, é também uma torrente de afetos e significados e parte integrante de uma cultura. É fundamental que o preservemos”, conclui.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, o autor nasceu em Alcanhões, concelho de Santarém, tendo começado a escrever com apenas 10 anos.

Ao longo da sua carreira tem participado em diversas conferências e em encontros literários nacionais e internacionais, colaborando com publicações em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Galiza. Além da literatura, dedica-se também ao estudo da espiritualidade, à promoção dos direitos LGBTI+, direitos humanos e direitos da Terra.

Além de Samuel F. Pimenta, a lista final do concurso está ainda preenchida com poemas de Hélia Correia, João Pedro Méssender, Rosa Oliveira, Raquel Serejo Martins, Jorge Sousa Braga, Jorge C. Ferreira, Márcia, Alexandra Santos e Álamo Oliveira.