Continente abre primeira loja do país sem caixas

Desde 26 de maio que está a funcionar, junto ao Jardim do Arco do Cego, em Lisboa, a primeira loja do país sem caixas de pagamento. Trata-se de um projeto pioneiro do Grupo Sonae em parceria com a “start-up” portuguesa Sensei, sendo inteiramente self service.

Para comprar basta ter no smartphone a aplicação Continente Labs associada a um cartão de débito ou crédito. Graças à mais alta tecnologia no campo da inteligência artificial, não há filas, cestos ou carrinhos, basta escolher os produtos e sair. Duzentas e trinta câmaras e mais de quatrocentos sensores controlam as compras de cada cliente, sendo o pagamento feito automaticamente através da aplicação, previamente descarregada.

Em declarações à Agência Lusa, Frederico Santos, Diretor de Inovação e Transformação Digital da marca, salientou que o Continente é “primeira marca europeia a abrir uma loja sem caixas”. Acrescentado que apenas a norte-americana Amazon tem um conjunto de lojas nos Estados Unidos e no Reino Unido a funcionar com um conceito semelhante.

Como todas as interações são controladas através de dispositivos tecnológicos, os recursos humanos resumem-se a seis pessoas, as quais tratam da reposição dos stocks e garantem a higiene e a segurança durante as transações.

Com um investimento que rondou mais de um milhão de euros, o Continente Labs encontra-se a funcionar, nesta fase inicial, entre as 12h00 e as 21h00, seis dias por semana.