Os sete chakras

 Texto dePaulo Santos (Mestre de Reiki)


Os chakras são centros energéticos que estão situados no nosso corpo espiritual. Cada um deles regula determinadas áreas e capacidades do corpo, da mente e do espirito. Todos eles estão situados em linha ao longo do corpo, desde o topo da cabeça (chakra da coroa) até ao períneo (zona entre o ânus e os órgãos sexuais) – (Chakra da raiz).
 
O ser humano é o que resulta da mistura de duas naturezas: Uma natureza espiritual e uma natureza animal. Os chakras que estão a baixo do coração têm uma ligação maior à nossa natureza animal e os que estão acima do mesmo, referem-se mais à nossa natureza espiritual. Se começarmos pelo chackra da raiz e irmos subindo até ao chakra do topo vamos verificando que a função de cada chakra vai passando de uma natureza mais animalizada para uma natureza mais espiritual.
 
Passo a explicar a localização e a função de cada chakra, resumidamente, focando-me nos aspetos mais importantes.
 
CHAKRA DA RAÍZ
 
Localiza-se no períneo (zona entre o ânus e os órgãos sexuais). Está relacionado com a sobrevivência, força física e “enraização” no planeta terra (vontade de existir).
 
CHAKRA DO SACRO
 
Localiza-se três dedos abaixo do umbigo e está relacionado com os órgãos reprodutores e a sexualidade em geral.
 
CHAKRA DO PLEXO SOLAR
 
Situa-se na união das costelas, um pouco abaixo do peito, ao meio e relaciona-se com as emoções, a vontade própria e a vitalidade (poder pessoal).
 
CHAKRA DO CORAÇÃO
 
Localiza-se ao meio do peito, três dedos acima do chakra anterior. É considerado o chakra do amor. Relaciona-se com a nossa capacidade de amar e faz a ponte ente os chakras de baixo e os chakras acima, tornando-os compatíveis uns com os outros. No fundo compatibilizando a nossa natureza animal com a espiritual.
 
CHAKRA DA GARGANTA
 
Situa-se ao meio da garganta, em baixo, exatamente ente as duas clavículas. É responsável pela comunicação e pela expressão da nossa personalidade.
 
CHAKRA FRONTAL OU TERCEIRO OLHO
 
Localiza-se entre as duas sobrancelhas, ligeiramente acima das mesmas. Chakra da “visão superior”. Responsável pela perceção extra sensorial, intuição, conhecimento, compreensão e consciência.
 
CHAKRA DO TOPO OU DA COROA
 
Situa-se no topo da cabeça e é responsável pela nossa conexão com a espiritualidade, conhecimento e consciência.